sábado, 16 de fevereiro de 2019

Por que devo acreditar na Igreja e não na minha própria opinião?

Por que devo acreditar na Igreja e não na minha própria opinião?

a) Primeiro, sua opinião dificilmente é sua mesmo - o que você pensa ser uma convicção pessoal provavelmente já é uma ideia pré-concebida, sem reflexão, que você herdou da cultura em que está inserido, através da sua família, amigos, mídia etc.

b) Segundo, ainda que você seja um gênio, e tenha realmente chegado a uma ideia original - sua e de mais ninguém - a chance de você estar certo e a Igreja estar errada é MUITO pequena. 

É uma simples questão probabilística: a Igreja, ainda que não tivesse ação sobrenatural, e contasse tão somente com a ação humana, possui a sabedoria acumulada dos séculos. O conhecimento e inteligência de milhares de mentes brilhantes foi condensado e organizado nos ensinamentos da Igreja, através de tentativa e erro. 

Não só a chance de você estar certo e a Igreja errada é MUITO pequena, como muito provavelmente a sua opinião sobre qualquer assunto já foi abordada e refutada pela Igreja há séculos.

E isso não vale só para a Igreja, mas para qualquer tradição em que você esteja inserido, como sua família e a empresa em que você trabalha, por exemplo. Quanto mais tempo algo existe além do seu próprio tempo de vida, maior a chance daquela linha de pensamento estar correta e a sua opinião errada.

Sendo assim, o que impede você de se adequar à sua tradição muito provavelmente é simplesmente puro orgulho. Você não quer se desfazer da sua opinião porque é "sua", ou porque acha que de alguma forma será prejudicado se optar por seguir a tradição. 

Ledo engano. A sabedoria dos séculos já se encarregou de testar as possibilidades, descartou o que é ruim e preservou o que é bom; seja humilde, tenha fé, e aceite este tesouro que lhe foi entregue à custa de muito sacrifício.

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, desconhecido, tudo bem? Obrigado pela contribuição, embora obviamente eu não concorde com o seu comentário. Você poderia explicar por que pensa assim?

      Excluir
  2. "seja humilde, tenha fé, e aceite este tesouro que lhe foi entregue à custa de muito sacrifício."

    ResponderExcluir

Quando o cliente não gosta do seu trabalho

Já diz o ditado, “nem Jesus Cristo agradou a todos”.  Nem sempre conseguimos agradar o cliente. Na Impactamídia , em algumas ocasiões (raras...