A perseverança fiel no trabalho é o que verdadeiramente dá frutos no longo prazo, e a sua inimiga é a rotina - a má rotina - aquela sensação enfadonha de estar simplesmente repetindo todos os dias as mesmas coisas, sem chegar a lugar nenhum. Então surge a tentação de imaginar que a solução do impasse é alguma fórmula mágica, um segredo, uma técnica, uma grande campanha disso ou daquilo, um algo um tanto enigmático que está logo ali, depois da curva, esperando para ser descoberto. É uma ilusão.
Não vou negar que existam rompantes de crescimento assombrosos. Mas são a exceção, não a regra. A maioria das carreiras profissionais, empresas, investimentos, estudos etc, quase tudo na vida, demora. DEMORA. E somos impacientes, queremos resultados rápidos. Queremos ver a coisa andando. Mas as coisas boas e duradouras levam mesmo tempo para crescer. O tempo que for necessário. É como uma árvore grande, cujas raízes estão profundas e espalhadas embaixo da terra. Foi preciso muita chuva e muito sol para alimentar a planta. Foi preciso resistir a muito vento, a parasitas, a todo tipo de intempéries e inimigos.
A pontualidade na reunião, aquele telefonema ou e-mail a mais, a paciência e o sorriso esforçado para aquele cliente exigente (chato?), dia após dia, valem mais do que uma miríade de planos mirabolantes que não passam de meras fantasias. Esse sacrifício moroso e escondido não gera notícias e não é visível no curto prazo. Por isso é desprezado na maior parte dos casos. Mas é ele que faz toda a diferença. Quem passa por tudo isso é que sai na ponta do funil dos legados memoráveis enquanto os marketeiros de curto prazo somem como grãos de areia no deserto.
Na escola de inglês em que eu trabalhei, meu diretor de vendas dizia: "foca no feijão com arroz, feijão com arroz é o que engorda".
ResponderExcluirQuantas vezes tentamos redescobrir a roda simplesmente para fugir do tédio daquilo que realmente deveríamos estar fazendo?
Exatamente, Ronaldo! Aliás, bela analogia a do diretor, hein? Abraço!
ResponderExcluirExatamente
ResponderExcluir