quarta-feira, 13 de março de 2019

Os dissabores do espírito

Resultado de imagem para espirito intelecto


À medida que vamos avançando na vida intelectual/espiritual, gradualmente vamos percebendo que vivemos em um país muito doente, e que também ainda somos indivíduos doentes e temos muito a aprender e melhorar. É comum bater um certo desespero, a sensação de que tudo está perdido, de que nada está bom etc. As pessoas mais próximas de nós, como familiares e amigos, até percebem isso e comentam que estamos muito radicais ou reclamões.

Acontece que ao expandirmos o nosso horizonte de consciência, procurarmos a Verdade, nutrirmo-nos com o Belo e buscarmos realizar (a muito custo, às vezes) a prática do Bem, é natural que sintamos proporcional ódio e repulsa à mentira, ao feio e ao mal. O porco está feliz na lama, não é mesmo? O porco está feliz, porém está na lama. O homem busca a perfeição, e ao perceber que está na lama, revolta-se com essa situação, quer sair dela. Ao se deparar com as dificuldades, a falta de meios de ação, somada a toda feiura, incultura e maldade ao nosso redor, a desesperança pode se instalar em nossas almas.

Devemos rogar a Deus graças para combater essa tentação, para continuar nossa caminhada em direção ao Bem, ao Belo e à Verdade, que no fim das contas, é nada mais que o próprio Deus.

2 comentários:

O poder da escolha

  A liberdade, o poder da escolha...motivo da glória e desgraça da condição humana.