O produtor deve produzir conteúdo dessa forma sem esperar grandes resultados e muito menos imediatos, porque de fato a maioria das pessoas nunca comprará nada dele; e as que comprarem, o farão depois de bastante tempo. É um jogo de longo prazo, que exige paciência e perseverança.
É possível traçar um paralelo com os grandes santos da história da Igreja Católica. Eles fizeram o bem sem esperar nada em troca. Espalharam o Evangelho sem se preocupar necessariamente em convencer ninguém daquilo que acreditavam. Sua recompensa estava em outro lugar. Ainda assim, é inegável que seus resultados no longo prazo foram notáveis e mudaram o mundo.
Santa Teresa de Calcutá não tinha como primeiro objetivo converter ninguém nas fétidas favelas da cidade da qual ganhou seu famoso nome. Ela queria apenas tratar o Cristo sofredor que via naqueles incontáveis doentes e pobres. Mas quantos, diante de tanta caridade, não passaram a amar o Cristo que viram nela?
São Francisco Xavier evangelizou a Índia e o Japão aprendendo as línguas, comendo os pratos nativos e usando as vestimentas tradicionais desses locais onde viveu, tudo para ser melhor aceito, e assim conseguir pregar a povos outrora extremamente resistentes e desconfiados.
São Josemaría Escrivá incentivou a criação de colégios, hospitais, universidades e várias outras obras corporativas para a melhoria das comunidades que as receberam, tendo inclusive como colaboradores centenas de pessoas de outras religiões.
Inúmeros outros santos têm histórias semelhantes, e temos muito a aprender com eles. Não queira empurrar uma venda goela abaixo para o seu cliente, sem antes ganhar a sua confiança. E confiança só se ganha com diálogo, abertura ao outro, interesse genuíno em querer ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário