segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Uma imagem vale mais que mil palavras?


Diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Sempre torci o nariz para essa afirmação. Parece-me ao mesmo tempo um reducionismo e um exagero.

A palavra clarifica, elucida. Muitas vezes uma imagem não conta toda a história. Outras vezes até confunde.

Existe essa impressão, pelo menos na internet, de que as pessoas em geral não leem mais, ou não tem paciência para textos longos, e preferem assistir vídeos. Isso me parece ser verdade, até certo ponto.

Mas eu acredito na primazia da escrita e da leitura. Um indício disso é que o Instagram, que nasceu como uma rede social primariamente de imagens, atualmente é bastante usado para textos, e longos textos, inclusive. E não me refiro às legendas do feed, e sim aos stories. Há textos extensos sendo dispostos em sequências de vários stories.

Se a questão é ganhar tempo, assistir vídeos é tolice. Um leitor treinado pode captar mais conteúdo do que aquele falado em vídeo, MESMO em velocidade 2x. Hoje em dia também é muito comum a transcrição de vídeos, e sou adepto por este mesmo motivo.

Curiosamente, isso acaba sendo a inversão da afirmação com que eu abri essa reflexão. Uma transcrição de mil palavras pode muito bem valer mais do que uma sequência de imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando o cliente não gosta do seu trabalho

Já diz o ditado, “nem Jesus Cristo agradou a todos”.  Nem sempre conseguimos agradar o cliente. Na Impactamídia , em algumas ocasiões (raras...