sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A atividade empresarial

 


O que é um empresário? Como é o seu trabalho? Eu entendo que um empresário é o sujeito que organiza a atividade produtiva de bens e serviços. Ou seja, ele reúne pessoas, máquinas, prédios, insumos etc e estrutura tudo isso, dispõe todos esses elementos em uma determinada ordem visando atingir um objeto específico.

Fazendo uma analogia com um químico: o que se espera de um químico é que ele saiba dispor as substâncias em certas combinações. Se ele não souber fazer isso, não é um bom químico. Com o empresário é a mesma coisa: se ele não souber dispor dos seus recursos, não é um bom empresário.

Um empresário pode atuar diretamente no seu negócio, sim, mas então ele já não está atuando estritamente como tal, mas também como executivo ou profissional específico do ramo. Por exemplo, um dono de padaria que faz pão, é um empresário, sim, mas também padeiro; ele será mais empresário na medida em que delegar as funções operacionais para subordinados.

Com base nessas premissas, vemos que no Brasil ainda há um longo caminho para melhorar a atividade empresarial. A maioria dos donos de empresa não consegue delegar funções operacionais - que dirá administrativas e gerenciais - por n motivos, como alto custo para contratar e manter funcionários, dificuldade de abrir mão do controle da empresa, falta de mão-de-obra qualificada e falta de formação em habilidades como liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O trunfo do pensamento moderno

O trunfo do pensamento moderno, científico, cartesiano, é ao mesmo tempo, a sua desgraça. Bênção e maldição. Separar tudo em partes dá acess...